MENSAGEM DE ANO NOVO

Caríssimos irmãos e irmãs,

No alvorecer de um novo ano, somos impulsionados a renovar a nossa esperança acreditando na firme possibilidade de melhores dias. É tempo de reflexão, de projetos, de avaliação de vida. É neste sentido que mais uma vez faço chegar até vós esta breve e simples mensagem. É bem verdade que para nós cristãos este instante de análise de vida, que vivenciamos dentro deste período, começa com o nascimento do nosso Salvador, Jesus Cristo. É no Natal que encontramos o verdadeiro sentido do nascer, do renascer para uma nova vida, mistério divino que nos veio através da encarnação do Verbo Divino.

Pois bem, imbuídos por este período de Natal e de Ano Novo devemos abastecer a nossa fidelidade ao serviço do evangelho. Temos vivos em nossa memória o exemplo que nos vêm dos três Reis Magos, que perceberam a estrela de Belém, e muito mais do que isso acreditaram e a seguiram, chegando ao ápice do encontro com Jesus. Neste início de ano, esta mesma estrela, está continuamente a nos apontar em direção ao caminho para Cristo. Qual será a nossa atitude diante de tal situação? Acreditamos e a seguimos, ou mais uma vez só conseguiremos “ver” e não agiremos? Os magos viram a estrela, a seguiram e contemplaram a salvação frente à frente.

Somos nós hoje, irmãos e irmãs os personagens atuais da história da salvação. Depende de nós, da nossa ação o presente e o futuro, não só nosso, mas também de tantos irmãos e irmãs. Aproveitemos este momento para pedir ao nosso Redentor que nos ajude a contemplá-lo, mas também amá-lo através das nossas ações, saindo do nosso comodismo, em pensar que já fizemos muito. Por mais que tenhamos feito, no trabalho de evangelização nunca será demais. Se gastarmos todas as nossas forças humanas, se ultrapassarmos os limites da própria razão humana em nome de Cristo, ainda será pouco.

Os magos poderiam não ter seguido a luz da estrela. Poderiam ter ficado no comodismo de acreditar que já tinham feito tudo, já tinham a sua vida “organizada” e não acreditar nos sinais que Deus os ofereceu. Acredito que neste período, o nosso espírito deve ser o da disponibilidade, do arregaçar as mangas, partirmos para a luta, onde com a ajuda do Espírito Santo e com a proteção materna da Virgem Maria, conseguiremos sair mais do que meros vencedores; vencedores em Cristo Jesus. Aí está a grande diferença.

A todos e todas, irmãos e irmãs no Senhor, nossos mais sinceros votos de um feliz e abençoado Ano Novo, com a certeza da presença do Menino-Deus, a nossa grande e majestosa estrela, iluminando-nos para onde ele quer e até quando ele quiser. Que os santos baluartes intercedam cada vez mais por vós e por nós.

Paz e bem!

Andreson Madson
03/01/2011